Andadores, triciclos, trotinetes… Qual o melhor para a idade do meu filho?

Os brinquedos sobre rodas, como os andadores, triciclos e trotinetes, são muito úteis no desenvolvimento psicomotor das crianças. Super divertidos e entretidos, são um dos brinquedos preferidos tanto das meninas como dos meninos. E são uma ótima forma de fazerem exercício sem se aperceberem!

E ainda:

  • melhoram a sua capacidade de coordenação e equilíbrio;
  • desenvolvem a sua orientação espacial;
  • Fortalecem o seu sistema cardiovascular e muscular;
  • e promovem autonomia e independência.

São muitos os muitos benefícios dos brinquedos sobre rodas, mas sabes qual é o mais adequado para cada etapa do crescimento?

Aqui deixamos-te um resumo com os principais brinquedos sobre rodas e as idades para as quais estão recomendados:

Os andadores

Um dos primeiros brinquedos de rodas usados ​​na infância. Podemos considerá-los como “o primeiro veículo do bebé”. No andador a criança está sentada e avança empurrando com os pés.

Os andadores estão recomendados a partir dos 9 meses, ou quando o bebé já consiga andar e manter-se em pé.

Aqui podes ver a nossa seleção de andadores

Triciclos

Estes veículos de três rodas oferecem maior estabilidade. Com o triciclo o bebé aprende a pedalar, é o passo anterior a aprender a andar de bicicleta!

Os triciclos evolutivos podem ser usados ​​desde tenra idade, a partir dos 10 meses. Dependendo do modelo incluem funções diferentes. Mas a mais valorizada é a asa que permite aos pais segurar e manobrar o triciclo com grande conforto. Quando a criança cresce retira-se para a criança tenha maior liberdade de movimento.

Bicicletas sem pedais

Aos 2 anos, as crianças já não se divertem tanto com o triciclo e começa a pedir a bicicleta. Mas habitualmente neste momento a criança ainda não têm equilíbrio suficiente e agilidade suficiente para andar na bicicleta sem cair. Para facilitar esta transição, recomendamos o uso de uma bicicleta sem pedais.

As bicicletas sem pedais permitem que a criança ganhe o equilíbrio necessário para andar de bicicleta de forma natural e progressiva.

Aqui pode ver a nossa seleção de triciclos e bicicletas

Trotinetes e patins

Tal como a bicicleta sem pedais, a maioria das trotinetes e patins são geralmente usados ​​a partir dos 2 anos de idade.

As trotinetes de 3 rodas são mais estáveis ​​e fáceis de dirigir. Proporcionam uma maior estabilidade e equilíbrio à criança, razão pela qual são ideais para os mais pequenos.

Aos 3/4 anos de idade também se podem começar a usar trotinetes de 2 rodas ou patins, dependendo dos gostos da criança.

Este será o seu novo meio de transporte e o seu preferido! Uma vez que lhes permite divertir-se e mover-se livremente

Espreita aqui nossa seleção de trotinetes e patins

Independentemente de optar por uma bicicleta sem pedais, uma trotinete ou patins, não esqueça o capacete e as proteções. São os melhores aliados para evitar que se magoem ao cair!