Jogos de Manualidades e os seus Benefícios

Jogos de Manualidades e os seus Benefícios

Hoje em dia com tantas opções de brinquedos acabamos por não saber bem o que comprar aos nossos filhos. Uma boa opção são os jogos de manualidades por trazerem imensos benefícios aos mais pequenos.

Quais são os benefícios deste tipo de brinquedo?

Criatividade e Expressão

Cada vez que fazemos uma pulseira ou pintamos as unhas há um processo criativo por detrás dessa brincadeira, conjugar cores e formas passa por um conceito artístico em desenvolvimento.

  • Poder para Decidir 

Enquanto que algumas brincadeiras seguem um certo rumo já estipulado as manualidades dão liberdade total aos mais novos, fazer desta forma e não da outra, pintar primeiro aqui e depois acolá faz com que os nossos filhos aprendam uma valência para a vida que é a habilidade de tomar uma decisão.

  • Capacidades Motoras

Pintar nos primeiros anos não é fácil, todos passamos por isso, principalmente dentro de linhas ou simplesmente ter uma ideia para um conceito que vamos passar para o papel. Com os projetores para pintar os miúdos divertem-se a seguir a linha projetada e a pintar dentro das mesmas desenvolvendo a precisão e coordenação.

  • Paciência e Perseverança

Fazer pulseiras, tererés ou qualquer outra manualidade é uma brincadeira que requer paciência, pois o produto final não é imediato. Faz com que os mais pequenos, sem que se apercebam, estejam concentrados numa atividade porque sabem que ao fim vão ter um acessório novo. Errar e ter de refazer faz parte, mas não desistir é importante!

  • Memória

Criar um padrão e repeti-lo, saber onde tem de passar cada fio repetidamente, voltar a fazer o desenho desta vez com menos ajuda… Tudo são atividades que potenciam a memória.

Jogos de Manualidades e os seus Benefícios
Todos os brinquedos disponíveis no Centroxogo
  • Trabalho em Equipa

Quando nós eramos mais novos lembramo-nos certamente de passar horas a fazer pulseiras com os nossos amigos e a trocar pulseiras de amizade. Acaba por ser uma arte em equipa que não queremos que caía em desuso.

  • Auto-Estima

Quando acabam a sua brincadeira e vêm o que conseguiram fazer, as crianças sentem um aumento na sua auto estima, é um sentimento de missão cumprida. Para além disso, é provável que o seu pequeno artesão lhe faça alguma peça, simplesmente ao dar-lhe a mesma vai sentir que está a fazê-lo feliz e por consequente vai sentir o mesmo.

  • Diversão

Qualquer brincadeira é diversão garantida mas o facto de criarem, se sujarem, mexerem em diferentes texturas é para além de divertido uma forma de explorar. 1+1 = Diversão!

Jogos de Manualidades e os seus Benefícios
Todos os brinquedos disponíveis no Centroxogo