5 atividades divertidas para o Dia Mundial da Criança

No dia Mundial da Criança, ou no fim-de-semana seguinte, porque Dia da Criança é quando nós quisermos, vamos dar aos mais pequenos o que eles mais gostam: brinquedos, diversão, alegria e muita animação. Faça companhia aos seus filhos e comemore este dia especial da melhor forma.

1 – Começar a manhã com um pequeno-almoço digno de um chef
Neste dia especial, abra uma exceção, desacelere e desfrute mais dos seus filhos. Comece logo pela manhã, na preparação do pequeno-almoço, faça da cozinha um espaço divertido e educativo para as crianças e deixe-as participar a elaborar a primeira refeição do dia.
Prepare umas deliciosas panquecas de aveia.

Ingredientes:
3 colheres de sopa de farelo de aveia
3 colheres de sopa de farinha integral
1 colher de sobremesa de canela
1 ovo
100 ml de leite magro
Ingredientes para topping:
1 banana pequena cortada às rodelas
Frutos vermelhos
Mel ou maple syrup

Modo de preparação:
Coloque todos os ingredientes numa taça e envolva muito bem, até obter uma mistura homogénea.
Coloque uma frigideira anti-aderente ao lume e deixe aquecer bem.
Quando estiver quente, coloque uma porção da massa (1/2 concha de sopa) e deixe cozinhar durante alguns minutos.
Saberá que começa a ficar cozinhada quando começar a fazer bolhinhas
Com a ajuda de uma espátula vire com cuidado e deixe acabar de cozinhar.
Depois é só retirar e servir com banana cortada às rodelas, mirtilos e um fio de mel.
Acompanhe com sumo de laranja natural ou leite.

Enquanto prepara o pequeno-almoço, envolva as crianças nas tarefas e deixe-as explorar o mundo da cozinha. No seu próprio espaço e com os acessórios adequados, os pequenos também podem ser verdadeiros chefs.

Existem diversos brinquedos que estimulam a criatividade das crianças e que as remetem para o imaginário da cozinha e das tarefas do lar.

Grande cozinha com sons eletrónicos e luzes. Inclui 31 acessórios. Equipada com forno, micro-ondas, frigorífico e banca.
Prepara saborosas Pizzas com esta completa Mini Pizzaria com 40 acessórios diferentes, entre os quais incluí utensílios de cozinha, diversos ingredientes e uma caixa para transportar as pizzas.

2 – Brincar às escondidas no jardim ou em casa
Por norma, em Junho já faz bom tempo, daí a sugestão do jardim, contudo, se estiver a chover, jogar às escondidas também se pode fazer dentro de casa.
Como jogar: Enquanto uma pessoa fecha os olhos e conta até 30, os outros participantes vão esconder-se. Perde quem for encontrado antes de conseguir voltar ao ponto inicial da brincadeira.
Para os mais pequeninos, jogar às escondidas deve ser feito num espaço que lhes seja familiar, onde eles consigam identificar os seus esconderijos em cantos e objetos do seu quotidiano.
Descubra aqui alguns dos melhores esconderijos para o jardim e espaços interiores:

Casa desmontável, tipo tenda. Ideal para interior.
Imagina o Catboy, Corujinha e Gekko nas suas fantásticas aventuras noturnas. Casinha de plástico muito resistente, adequada para interior e exterior. Muito fácil de montar. Inclui janela rebatível e caixa de correio.

 

3. Estimular a capacidade estratégica e competitiva, com jogos para toda a família durante a tarde
Pela tarde, se não houver outras atividades programadas, há vários jogos que se podem fazer em família e que vão divertir miúdos e graúdos. São para todos os gostos, variam no seu conceito de brincar e nas suas aptidões pedagógicas, mas todos eles são muito divertidos.

Ora vejamos:
Jogo Galinha Apanha Ovos
É muito fácil de jogar e acredite que vai ser bem divertido. Neste jogo, os participantes têm de tirar o máximo número de penas à galinha, ao mesmo tempo que evitam deixar cair os seus ovos, uma tarefa difícil, que exige concentração e muito sentido de humor, para rir cada vez que alguém deixa cair um ovo.
Esta tipologia de jogos promove o raciocínio, a concentração e a capacidade de decisão estratégica dos mais pequenos. Para além disso, são uma ótima opção para fomentar o convívio entre pais e filhos e também entre irmãos.

Pode encontrar o Jogo Galinha Apanha Ovos na nossa loja online.

Jogo Galinha Apanha Ovos

Para além deste exemplo, existem vários outros jogos, incluindo jogos de mesa, que vão dos mais clássicos e tradicionais, aos mais recentes e originais. O difícil vai ser escolher, entre tantas opções, por isso, o melhor é que sejam os miúdos a decidir o que vão querer experimentar no Dia da Criança.

Para mais animação, uma partida de matraquilhos vai despertar a atenção dos pequenos traquinas.

Mesa de matraquilhos com varas telescópicas e marcador de golos.

Ideal para toda a família, todos vão adorar jogar uma partida, ou várias, de matraquilhos. Dentro ou fora de casa, esta será uma atividade que vai animar os mais pequenos, quer meninos como meninas, e vai proporcionar horas e horas de pura diversão em família.
Nestas idades é decisivo que se explique a importância de respeitar as regras de jogo e a aceitação de perder. O que interessa de fato é que todos se divirtam, sem exceção.

Correr e saltar até cansar
Se é amante de desporto e gosta de incentivar os seus filhos a se mexerem, existem vários brinquedos que o podem ajudar a ter uma tarde plena de atividade física.
Aproveite os espaços verdes, leve as crianças para junto da natureza. Faz bem à saúde, em particular ao desenvolvimento cognitivo das crianças. Segundo um estudo de investigadores do Instituto de Saúde Global de Barcelona (ISGlobal), viver rodeado de espaços verdes, inclusivamente em zonas urbanas, com elevados níveis de poluição, tem efeitos positivos no organismo, em particular nas estruturas cerebrais da criança.
De que forma se poderá aproveitar os espaços verdes, a brincar e a praticar exercício físico? A andar de bicicleta, a jogar à bola, a saltar no trampolim e até mesmo a andar de patins. Esta é a atividade mais diversificada, com mais opções de brincadeiras e de brinquedos.
Veja aqui algumas das nossas sugestões:

É fabricado a partir de materiais de alta resistência e pode ser instalado tanto em interiores como exteriores. Fácil de montar.
Chicco – A minha primeira bicicleta sem pedais.
Ajuda a criança a adquirir o equilíbrio necessário para conduzir com duas rodas preparando-a desta forma para uma verdadeira bicicleta com pedais.
Triciclo Body Max Chocolate.
Este modelo inclui uma capota extensível para proteção do sol. Para além disso, tem outros pormenores interessantes: o assento confortável tem uma capa extraível, tem também uma mochila porta objetos colocada na traseira. Para maior conforto dos pais durante a condução, o triciclo Body oferece a possibilidade de controlar a direção desde a barra (durante os primeiros 10 meses de vida). Pode regular-se também em altura.
Trotinete da Frozen
Patins 2 em 1 da Masha, com posição de fácil aprendizagem com 2 rodas atrás e uma à frente e posição avançado com 3 rodas em linha. Tamanhos evolutivos do 27 ao 30.

Vai ser um dia em grande, dedicado aos mais pequenos e a toda a família em geral. Marque na sua agenda! Os seus filhos vão agradecer e, no final de contas, você também. Divirta-se! Feliz Dia da Criança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

nine + nine =