Primeiro dia de escola: 6 Dicas para enfrenta-lo com sucesso

regresso as aulas

Começo de Setembro, fim de férias e…  se tens crianças, hora de preparar o novo ano escolar.

É o momento de voltar às rotinas e carregar as mochilas de novas ilusões!

Algumas crianças têm mais dificuldade em voltar à escola, e se é a primeira vez, ficam ansiosas de certeza! Mas lembrem-se de que a dificuldade das coisas depende, em grande medida, da nossa atitude ?.

Por isso, deixamos-vos 6 dicas para enfrentar com sucesso o primeiro dia de aulas!

Tomem nota:

1) Adaptar as rotinas ao novo horário escolar

Para que a mudança de hábitos não seja tão difícil, é aconselhável começar a ajustar os horários pouco a pouco. Principalmente a hora de dormir e comer.

2) Promover a autonomia

Antes de irem para a escola, é importante que as crianças façam o máximo de atividades de forma independente: vestir-se, limpar o rabinho, comer e beber são alguns exemplos… Se ainda tiverem dificuldades, pratiquem com elas estes dias!

3) Falar sobre a escola com entusiasmo

Explicar-lhes o que é e porquê é tão importante. Podem aproveitar e introduzir o assunto através de jogos, contos ou canções. Falar com outras crianças que já vão à escola também ajuda a normalizar e, se lhe for permitido, leve-as a ver a escola uns dias antes.

4) Fazer parte dos preparativos

Escolher a mochila, o estojo ou colocar os autocolantes com o seu nome… faz com que se sintam crescidos e importantes na tomada de decisões.

5) Preparar tudo com tempo

Para além da roupa, mochila e livros. Também devem preparar os lanches. Na Internet há imensas receitas de snacks saudáveis e fáceis de fazer. Podem deixar a lancheira preparada na véspera com a sua garrafa de água e deixar a sandwicheira pronta no frigorífico. Assim não se esquecem do seu lanche!

6) Ser pontuais

A ansiedade da criança no primeiro já será suficiente emoção ? Por isso é importante acordar com tempo. Calculem o tempo suficiente para tomar o pequeno-almoço, vestir-se e chegar à escola com tranquilidade. Têm de ter em conta o horário de entrada, mas a saída também! É muito importante que vos vejam logo à saída das aulas, sejam pontuais!

Estas recomendações ajudam, mas o principal é ter calma! Falem com eles com entusiasmo e deixem-nos expressar os seus medos. Temos a certeza de que vão adorar o seu primeiro dia de aulas! Depois contem-nos como correu.