O efeito dos Super-Heróis

Quando nos pedem figuras de ação ficamos na dúvida se é ou não aconselhável para a idade deles que consumam este tipo de conteúdos (e sim, referimo-nos aos Avengers, embora exista a série animada d’Os Vingadores) o que não sabemos, ou não reparamos é que os filmes e programas infantis com super heróis tem sempre presentes valores que os inspiram.

Aprendem que a coragem e a empatia são os pilares mais importantes das relações que formamos. Estes dois, acrescentando a amizade, são os principais valores pelos quais os nossos heróis se seguem.

A amizade e a importância da família, na qual nascemos e a que escolhemos, são também o motor principal dos plots deste género, são exemplo disso mesmo Pokemon ou Dragonball.

Os super heróis fazem-nos também sentir capazes e protegidos, como se o disfarce que vestem ou a personagem que carregam fosse um escudo, isto pode ser positivo para ficarmos a saber certos medos e receios que o nosso filho possa ter e que não consegue verbalizar de outra maneira.

Também a conexão que pode haver entre nós e os miúdos é um dos fatores a destacar no género. A paixão pelo cinema de ação pode trazer bons momentos em família nos quais passamos o legado de Star Wars ou Masters of the Universe a nossa descendência. Aproveitamos para deixar aqui a nossa categoria de Kidults para os papás.

Moral da história, é importante que continuemos a acompanhar os conteúdos que a pequenada consume mas sem lhes tirar um dos grandes motores da imaginação.