Porquê Brinquedos STEAM?

Antes de começarmos deixem-nos perguntar se sabem o que quer dizer a sigla STEAM?

Então a sigla em inglês significa Science, Technology, Engineering, Arts e Mathematics, ou seja, Ciência (noções de física básica como o movimento e conhecimento ambiental e animal), Tecnologia (uso de brinquedos eletrónicos que revelam destreza), Engenharia (pensamento lógico na criação de construções), Arte (desenvolvimento criativo e expressivo) e Matemática (aprendizagem dos números, a categorizar brinquedos e a usar lógica)!

Para que serve este tipo de brinquedo?

Vamos por partes, estes brinquedos servem para várias coisas:

  • Estimulam a criatividade e imaginação;
  • Desenvolvem a comunicação;
  • Aumentam a capacidade de lidar com diferentes tipos de situação;
  • Ajuda a resolução de problemas;
  • Desenvolvem a adaptabilidade da criança;
  • Acrescentam habilidades sociais e culturais.

Para brincar com este tipo de brinquedo não é só tirar da caixa e jogar. Vai ser mais que isso para os crianças. É um processo de investigação, descoberta, criação e reflexão. Tem de “analisar” o objeto que tem entre mãos, descobrir-lhe o prepósito, criar com ele e refletir acerca do que fizeram ou ainda podem fazer.

Que tipo de brinquedo é?

Isto vai depender das idades e é tendo isso em conta que vamos continuar.

Dos 0 aos 2 anos

Nesta idade ainda é tudo tão novo e tudo uma descoberta! O mais indicado para estes bebés são brinquedos musicais, bolas, andadores, brinquedos de banho, livros com diferentes texturas e brinquedos de encaixe que lhes permitam ter contacto com formas e cores diferentes!

Dos 3 aos 4 anos

Aqui começam a ter mais noção de espaço e equilíbrio, o melhor é introduzir blocos, bonecas, triciclos, bolhas de sabão, manualidades, disfarces e plasticinas!

Dos 5 aos 6 anos

Nesta fase a imaginação começa a trabalhar a todo o vapor! Começam a perceber como funciona o mundo dos adultos e tentam reproduzir o que veem. Assim sendo, os brinquedos STEAM mais apropriados para estas idades são os que lhes permitem dar asas a imaginação, ou seja, casas de bonecas, brinquedos de construção, animais e todos os brinquedos de imitação!

A partir dos 6 anos

Aqui passa a ser interessante introduzir todo o tipo de laboratórios, jogos de construção, todo o tipo de jogos de tabuleiro seja de conhecimento/aprendizagem ou destreza, carrinhos mais elaborados, bicicletas, trotinetes e patins, brinquedos que incluem robótica.